BioAS - Tecnologia EMBRAPA de Bioanálise de Solo
O Laboratório Acqua Sollus é habilitado na tecnologia exclusiva da Embrapa BioAS. Essa moderna tecnologia baseia-se na quantificação das enzimas Arilsulfatase e Beta-glicosidase que servem como bioindicadores e através do Módulo de Interpretação da Qualidade de Solo da Embrapa oferece a integração de componentes biológicos às análises físicas e químicas tradicionais.
​
​
​
​​
​
Essas duas enzimas estão relacionadas aos ciclos do enxofre (Arilsulfatase) e carbono (Beta-glicosidase) e a quantificação das mesmas indica se o solo é biologicamente ativo. Nesse contexto, pode se comparar a bioanálise a análise de sangue, a BioAS é capaz de detectar problemas assintomáticos de saúde do solo, antecedendo impactos na produção da lavoura.
Desenvolvida através de pesquisas, avaliando a produção e práticas de manejo diferentes, a tecnologia BioAS estabelece valores de referência que indicam o estado de funcionamento biológico do solo. Valores mais altos indicam que o sistema de produção e o manejo do solo são sustentáveis, enquanto que valores baixos demonstram a necessidade de reavaliação do manejo utilizado.
A BioAs oferece além da concentração das duas enzimas os Índices de Qualidade de Solo (IQS), calculados com base nas propriedades químicas e biológicas em conjunto (IQSFERTBIO) e separadamente (IQSBiológico e IQSQuímico) a ciclagem, armazenamento e suprimento de nutrientes.
​
​
​